mecaniqueuniverselle.net : aller à la page d'accueil

facebook nous écrire

Deus, Darwin, Platão, Kant

Filosofia, ciência e religião, amor, felicidade

Jean marc Tonizzo filosofoessa evolução faz sentido

« Os assuntos humanos parecem seguir um caminho irrazoável, mas estão conformes a um plano determinado pela natureza Filósofo Kant

éramos primatas naturais,
somos homens construtores,
Estamos a evoluir para seres humanos realizados
Ou seja: A humanidade está destinada a atingir a sua perfeição!

Para os físicos, o universo evolui. Para Darwin, o ser vivo evolui. Para a antropologia e a história, a nossa espécie evolui.
Para a humanidade, essa evolução faz sentido.
Por um lado, essa evolução desenvolve progressivamente certos Valores humanos : fraternidade, igualdade, liberdade, paz universal.
Por outro lado, desvaloriza pouco a pouco certas pulsões herdadas das nossas origens primatas: atitude de predador, agressividade, egocentrismo, afirmação de si próprio em detrimento dos outros.
Na última etapa do seu desenvolvimento psíquico, a humanidade terá fácil acesso ao que nós chamamos: « êxtase», « felicidade suprema», « nirvana», « beatismo», « ataraxia», etc.
Esse estado subliminal equivale à Deus. é responsável pela relação directa entre o homem e o principio criador.
Essas são as ideias gerais da nossa filosofia.

Filosofia, felicidade e amor

perfeição destino do homem

de chiricoFilosofia, ciência e religião serão os guias da nossa reflexão.

A nossa teoria vapoiar-se nas áreas de :
- Os filósofos que puseram o êxtase no centro da sua inspiração. Lao Tseu, Plotin, santo Agostinho, Espinosa, Ibn'Arabi, Pic de la Mirandole etc.
- A filosofia espiritualista, a filosofia das luzes, a filosofia da História e do compromisso : Kant, Hegel, Augusto Comte, Marx, Teilhard de Chardin, serão lembrados.
- A filosofia greca : Platão, Aristóteles, Epicuro com o seu conceito de soberano bem. Com efeito, se o homem deseja atingir o « soberano bem» -sinónimo de ataraxia, de beatismo, de êxtase por extensão – também se trata do objectivo da totalidade da humanidade.
- A ciência : etologia, psicologia, física quântica, darwinismo, princípio da evolução, etc., serão óptimos parceiros na nossa teoria.
- As principais religiões escatológicas, judaísmo, cristianismo e islamismo não serão omitidas pela nossa teoria. As suas teleologias positivistas, os seus conceitos de apocalipse, adaptam-se perfeitamente a nossa visão do destino humano.
- Finalmente, as grandes espiritualidades asiáticas, hinduísmo, jainismo, budismo, taoismo, shintoismo, zen, que colocam o despertar do homem para o êxtase, o nirvana, ao centro da sua busca, estarão perfeitamente adequadas ao nosso ponto de vista.

O meu trabalho é totalmente livre de qualquer associação.
Autodidáctico, não estou ligado a nenhum grupo religioso, político, ideológico, sectário ou confraternal.
Estou consciente das lacunas filosóficas, bem como das deficiências científicas, teológicas e literárias dos meus textos.
Espero as vossas críticas e a vossa ajuda.
Boa leitura!

Vers la version anglais

genealogia

éramos primatas naturais,
somos homens construtores,
Estamos a evoluir para seres humanos realizados
Ou seja: A humanidade está destinada a atingir a sua perfeição!

ess

Webmasters, Traducteurs, Correcteurs,
Rédacteurs,

PARTICIPEZ












Jean mar tonizzo "A mes adrénalines" 1990
inscrivez vous

choose your