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Evolução não é superioridade

Filosofia da evolução

Joel Ducorroy - oeuvre d'art La verité en at commence quand le regadeur ne triche pasveritenossos comportamentos e os dos « primatas naturais »

« Qualquer superioridade é um exilo. » Madame de Girardin

Grande parte da nossa teoria estabelece-se sobre a comparação entre os nossos comportamentos e os dos « primatas naturais ».

Mas essa comparação merece algumas precisões se queremos evitar mais antropocentrismos primários e destruidores.

Apesar de todos os nossos excessos, é indiscutível afirmarmos – no que diz respeito aos domínios do comportamento, do meio ambiente e do questionamento – que a nossa espécie pode considerar-se como a mais desenvolvida de todos os primatas.

Quando observamos a humanidade na sua globalidade, e com uma certa distancia, o mundo da cultura fervilha de progresso comparado com o mundo da natureza

Apesar de certas atitudes humanas ultrapassarem, em monstruosidade, as atitudes animais, apesar de muitos actos humanos aniquilarem todas as estruturas morais da humanidade, a nossa espécie já atingiu um grau de socialização altamente espiritualizado.

a/ O nosso grau de socialização permite-nos, por exemplo, fazer coabitar milhões de indivíduos num espaço onde só podem viver algumas dezenas de chimpanzés. Permite-nos também fazer diminuir consideravelmente o número de conflitos quotidianos e descontrolos agressivos, em comparação com as espécies primatas.
b/ Esse desenvolvimento social também melhora os encontros inter grupos e a circulação humana sobre todo o planeta (quando os dominantes nos dão licença para isso!).
Se a humanidade conseguiu reduzir a medida sistemática de forças entre os indivíduos, isso d-se em grande parte à linguagem e a certos códigos universais (aperto de mão, educação, hospitalidade, etc.)

Uma superioridade notável sobre os nossos primos primatas, no que respeita ao controlo do comportamento, do meio ambiente e do questionamento, é indiscutivelmente reconhecida.

Todavia, mesmo se a nossa superioridade « técnica e social » é importante para nos situarmos na escala da grande subida do espírito para um espírito superior, e mesmo se ela faz de nós a espécie mais competitiva em termos de progresso, o homem não pode pretender ser a « melhor » forma de vida da criação, ou a única que seja digna de interesse e respeito.

a/ Por um lado, a nossa posição na escala do ser vivo é independente da nossa vontade, por isso não há nenhum orgulho em estarmos nessa posição.
b/ Por outro lado, se um bater de asas deste lado do globo pode originar uma tempestade do outro lado do globo, cada forma de vida tem a uma importância maior para a criação. Se aceitamos a teoria de Darwin, na árvore genealógica dos nossos antepassados, há macacos, répteis, sem os quais não poderíamos hoje existir.

Todas as formas vivas pertencem a uma espécie, espécie essa que pertence a algo mais elevado e mais vasto: a evolução do ser vivo para um espírito superior.

Assim, não há nenhuma diferença qualitativa entre as espécies. Todas são importantes para a criação. Não podemos pretender que somos a única criatura do divino. A ignomínia de alguns dos nossos comportamentos é suficiente para nos lembrarmos disso.

Se alguns dos elementos do universo e do ser vivo fossem exteriores ao divino, fariam de Deus uma potência limitada, e então Ele perderia o seu carácter absoluto.

O amor como instrumento de medida


« A verdadeira superioridade do homem é a bondade. » Ludwig Van Beethoven

Se, como pensamos nestes textos, a verdadeira evolução psíquica do ser vivo é afectiva e não INTELECTUAL (a inteligência sendo um meio de evolução e não o objectivo dessa evolução) então, as espécies mais aptas à afeição pura, ou seja ao amor PURO, são as mais evoluídas do reino vivo.

Nesse caso, uma espécie como a baleia, desprovida de agressividade, capaz de amar espontaneamente o conjunto dos seus semelhantes, capaz de amar outras formas de vivos (como o homem), está sem dúvida melhor posicionada do que nós na escala da evolução.

Em todo caso, a nossa humanidade tem os meios necessários para atingir esse estado de afeição PURA, de amor absoluto e de paz total. Para isso, tem de vencer as suas pulsões e as suas tendências.

De facto, o potencial de evolução humana é enorme. A nossa capacidade de progressão é única no mundo animal. O estado de amor absoluto até já foi alcançado por certos iluminadores da humanidade, através da santidade, da sabedoria, do beatismo, do êxtase, do nirvana.

a partir do momento em que colocamos o orgulho antropoc̻ntrico entre par̻nteses Рorgulho que nos permite, por exemplo, torturar as outras esp̩cies Рpodemos enṭo medir a superioridade da nossa capacidade afectiva sobre os outros primatas.

Basta por exemplo comparar o número de conflitos, de violências, de agressões, de medos e de angústias sofridas diariamente por um chimpanzé com a tranquilidade relativa, mas já adquirida, de grande parte dos homens contemporâneos, para perceber que globalmente, a nossa sorte é mais invejável do que a dos nossos primos naturais.

é por isso que é uma vergonha, para a humanidade contemporânea que se diz superiormente inteligente, levar os nossos irmãos até espaços onde não há direitos nem leis, zonas onde os dominados – como na natureza – vivem sob a angustia da violência arbitrária e impune dos dominantes.

A tranquilidade relativa é maioritária sobre a terra e obtivemo-la, por parte, pela nossa melhor capacidade de controlo das nossas pulsões.

No entanto, ainda é preciso continuar e finalizar esse trabalho de humanização.

As nossas tendências ainda são evidentes, e ainda nos custa sobrepor a teoria humana e a prática humana.



négativismo

colisée

« A superioridade dos brancos sobre os vermelhos é incontestável: como exemplo, bastam os feijões. » Commerson