Uma lógica implacávelTodas as grandes filosofias e espiritualidades, quer orientais quer ocidentais, aconselham o homem a praticar a arte de se desprender das coisas materiais e afirmam-lhe que um indivíduo que chegou ao perfeito desapego acede à beatitude, ao êxtase, ao nirvana, a esse estado subliminal que coloca o homem em relação direta com o divino e conduz a uma certa imortalidade.
Numerosos espirituais e filósofos experimentaram este estado. Buda, o sábio Lao Tsé, os filósofos Platão ou Plotino, mas também Moisés, Jesus ou Maomé, são, no meu entender, alguns deles.
O desapego conduziria portanto o indivíduo ao êxtase e o êxtase aboliria o medo da morte, portanto a morte em si, na medida em que a morte só existe pelo medo que inspira — torna-se um acontecimento tão banal como os outros.
A partir desta primeira constatação, debrucemo-nos sobre o momento último da existência, a passagem da vida para a morte.
Segundo nós, a passagem da vida para a morte obriga o espírito ao desapego. A um certo momento, a consciência do moribundo é obrigada a abandonar a luta pela vida, obrigada a resolver-se a deixar o mundo e tudo o que ele comporta. Cedo ou tarde, a evidência impõe-se: o homem deve forçosamente admitir que é inútil continuar o combate. A um dado momento, o espírito deve apreender que tem de largar presa. Que deve abandonar o jogo e portanto os seus apegos. É a partir deste instante "maior" que o êxtase se impõe.
A morte implica assim o aniquilamento total e forçado do ego.
Dissemos que a extinção do ego (o desapego) mergulha o homem no êxtase. Por dedução, a passagem da vida para a morte (uma vez que inclui este desapego forçado) induz forçosamente uma passagem pelo êxtase. Uma espécie de queda ou elevação nessa sublime dimensão transcendental.
Este estado de beatitude, de nirvana (já o vimos nos capítulos anteriores), induz duas coisas características:
Seria portanto no interior deste estado de paz, de amor e de quietude que finalmente deixaríamos o mundo.
A imortalidade que nos descrevem os grandes espirituais à saída das suas experiências extáticas não significa "viver eternamente", mas libertar-se das angústias que a ideia da morte engendra no homem comum. Essas angústias decorrem dos nossos apegos.
Estes apegos são gerados pelo ego. O aniquilamento do ego suprime ao mesmo tempo o medo da morte, portanto a morte em si mesma.
No meu entender, portanto, a vida, na sua grande bondade, faz-nos passar "daqui para o além" sem violência. Sem a imagem da morte e na serenidade. Todo o ser humano, a um certo momento da sua "passagem", ficaria repleto de amor, de alegria e de quietude absoluta.

Aniquilar o ego equivale a aniquilar todas as noções relativas à pessoa. Ao aniquilar o ego, o espírito do moribundo esquece o "sujeito" que é. Esquece todas as representações subjetivas que lhe permitiam distinguir-se dos outros indivíduos (posição social, imagem física ou psicológica, etc.). Por outras palavras, quando morremos, o nosso ego ficaria na fronteira do mundo. A nossa personalidade, o nosso carácter não atravessariam para o além.
A morte proíbe ao ego de atravessar a porta do além. O ego diz respeito unicamente ao universo material sensível. É portanto mais verosímil pensar que o além (para aqueles que pensam que o existir não se limita à nossa passagem na terra) seria desprovido de ego e de tudo o que o caracteriza — um lugar composto, de certa forma, unicamente por anjos. O conceito de "paraíso" é portanto perfeitamente coerente (mas não o do inferno).
Ao atravessar a nossa última fronteira, tornaríamos todos anjos. Santos, almas puras, budas, espíritos claros e invadidos de amor.
Assim, o nosso último estado de espírito seria um estado de êxtase, portanto de amor absoluto. Coincidiria então com a natureza íntima daquilo a que chamamos Deus. Deus sendo, para todas as religiões, uma potência de Amor Absoluto. E iríamos portanto encontrar esta potência de amor no mesmo estado de espírito que ela.
ano 2000
Morte e religião
Ce n'est pas une utopie. C'est une trajectoire déjà visible, inscrite dans l'histoire depuis le premier primate. Lentement. Imparfaitement. Mais dans une direction.
☀️ Découvrir le fondement