L'humanité évolue vers l'éveil 🌱
☀️
🐦🐦🐦
Mécanique Universelle
L'humanité évolue vers l'éveil
La Mécanique Universelle
de l'atome à l'extase
🏠 Accueil Morte Libertacao Peur 3
Le chemin de l'évolution · étape 11 sur 12
O medo da morte - Terceira parte
A libertacao - Mecanica Universal

A morte e os seus medos

Culpabilidade e inferno

un chien andalouDo inferno à libertação psicológica

A vocação da humanidade não é o sofrimento mas a alegria, não é a culpabilidade do pecado, mas a liberdade do prazer refletido e partilhado. Robert Misrahi

Parece-me difícil para a maioria dos homens morrer com o espírito carregado de culpabilidade ou de pesados segredos (tanto para o crente como para o ateu).

Na maioria das culturas, os atos contrários à ética humana podem ser julgados no além. Os monoteísmos dizem-nos passíveis do inferno e as religiões asiáticas ameaçam-nos com renascimentos incessantes.

O pecado foi uma noção de progresso

Durante milénios, o sentimento de culpabilidade foi um formidável instrumento de humanização. Poliu a alma da humanidade e apoiou a nossa metamorfose de animal em humano. O medo de ser punido post-mortem impediu (e impede ainda) uma quantidade de passagens ao ato.

Ao reduzir o «acting out», o homem baixou o nível de violência e de abusos em relação ao outro e, ao elevar o seu nível de consciência, a selvajaria dos castigos infligidos aos transgressores também regrediu. A ameaça de um castigo post-mortem foi portanto proveitosa para a evolução dos costumes humanos.

O delinquente necessário

Do inferno ultrapassado

napoleonSem transgressor não há humanidade

Confessar por si mesmo e pela humanidade. jmt

A delinquência é uma necessidade absoluta para transformar um animal em homem (e a humanidade é o resultado da transformação de um animal em humano). Sem delinquente, a humanidade nunca poderia ter deixado o estado da animalidade.

Sabendo isso, a ideia de uma punição no além torna-se inadmissível. A noção de pecado baseia-se numa espécie de pacote moral oriundo do religioso, do filósofo e do laico. É um mecanismo do espírito para nos obrigar à ação justa e à confissão.

Mesmo que esta noção tenha tido as suas horas de glória e a sua importância para a evolução do direito, da lei, e da evolução é incontestável, cumpriu o seu tempo e perde o seu sentido quando se compreende a necessidade fundamental do delinquente.

Evidentemente, à espera que o direito atinja a sua perfeição, o «pecado» deve continuar algum tempo a acompanhar o direito na sua evolução. Mas este conceito vai progressivamente caindo em desuso. É progressivamente destronado pela lei e pela psicologia.

Em direção ao fim da culpabilidade

O interesse de substituir a culpabilização pelo direito é evidente. É uma forma de diminuir o sofrimento e aceder, por dedução, a uma morte serena e suave. O espírito desculpabilizado poderá partir sem remorsos nem arrependimentos. É toda a questão da evolução da psicologia e da melhoria da justiça.

A desculpabilização do delinquente deve evidentemente ser acompanhada de uma tomada de consciência geral. Quando o papel do transgressor for perfeitamente decifrado, a relação da sociedade para com ele terá de mudar. Passará da execração ao respeito, do abandono à educação, da negatividade à positividade.

Conjuntamente, o delinquente terá também de fazer um esforço de consciência. Se a sua presença é necessária à evolução humana, a sua desvalorização também o é. Deverá portanto ele também trabalhar para o progresso do homem, diminuindo o mais possível as suas pulsões transgressoras.

A sociedade tornar-se-á justa, firme e benevolente

No futuro, portanto, a humanidade permitirá ao transgressor saber que ele também participa na construção da humanidade. Conduzi-lo-á igualmente a perceber o erro que comete ao obedecer a pulsões transgressoras, oferecendo-lhe melhores meios para construir a humanidade sem ser obrigado a ser punido por isso.

A culpabilidade imposta pela sociedade sobre os ombros do transgressor (para além dos castigos infligidos) está portanto destinada a desaparecer.

O transgressor é um obreiro de Deus

É evidente que é necessário para a evolução humana considerar que o transgressor é responsável pelos seus atos. Este é, no entanto, movido por uma força superior à sua razão. É motivado por uma necessidade que transborda a sua consciência.

À observação, sendo o delinquente fundamental à evolução da humanidade, a sua relação com Deus torna-se muito simples. Pode ser considerado como um «instrumento» que o princípio criador utiliza para realizar a sua criação. É então natural pensar que Deus ama o transgressor como as outras criaturas. O «transgressor» torna-se, em suma, o filho «negativo» de Deus. Um ator «negativo», criado com o ator «positivo» para animar a humanidade com as suas lutas incessantes. Ambos são portanto dedicados à construção progressiva do «humano realizado», tornando-se então perfeitamente positivo.

Não haveria inferno

Em consequência do quê, mesmo que se transgrida (e enquanto homem construtor, somos todos transgressores em diferentes escalas), não corremos o risco de ser julgados no além. A transgressor sendo um imperativo da nossa evolução, não merece uma dupla pena.

A presença de todas as formas de delinquências no seio da humanidade é portanto perfeitamente explicável durante a passagem do animal ao homem, mas Deus manda-nos limitar progressivamente e o mais possível esta presença.

O sofrimento físico e psíquico que a transgressor engendra (a culpabilidade, o encarceramento) é uma indicação. O facto de o homem detestar o sofrimento e procurar pelo contrário a felicidade e o prazer é outra (como muito justamente observaram os grandes filósofos da Antiguidade).

O pecado cumpriu bem o seu papel

A utilidade do medo do inferno cumpriu o seu tempo e preencheu o seu papel. Podemos hoje libertar Deus de um trabalho que fica a cargo do homem. Se o homem não é julgado no além, deve sê-lo no aquém, ou seja, no mundo.

O julgamento laico e a condenação do homem pelo homem são portanto indispensáveis.

Indispensáveis, não só para evoluir para sempre mais humanidade, mas também para nos libertar do medo de ser julgados no além.

Apenas uma sentença é de temer

O homem deve ser julgado e condenado na terra pelos seus atos anti-humanos. Cumprida a sua pena, não tem mais de recear uma sentença divina suplementar.

Uma sociedade benevolente poria portanto tudo em obra para fazer regredir os motivos da delinquência. Combateria a injustiça social, a pauperização, a exclusão, as carências educativas e os valores propostos pelo mercado. Uma humanidade verdadeiramente humana não deixaria nenhuma transgressor sem julgamento, sem punição nem explicação. Evitaria assim ao transgressor carregar o peso desta impunidade no momento da sua morte. Uma sociedade verdadeiramente benevolente zelaria igualmente por oferecer aos delinquentes uma punição educativa.

Se, como concluímos nos capítulos anteriores, a evolução conduz a humanidade para um mundo sem transgressor, os nossos descendentes já não conhecerão a angústia do julgamento.

2001

a angústia da passagem

Cette page vous a touché ? ✉️ Réagir à cette page
Partager
Facebook Twitter WhatsApp
⭐ ✨ 🌟 ✨ ⭐
🌅 🤝 🌱 💛 🕊️ 🌍

L'humanité va vers l'éveil

Ce n'est pas une utopie. C'est une trajectoire déjà visible, inscrite dans l'histoire depuis le premier primate. Lentement. Imparfaitement. Mais dans une direction.

☀️ Découvrir le fondement
Rencontres Philosophiques et Spirituelles de Montfaucon en Velay — juillet-août 2026